This campaign is now closed.



Dirigente sindical levado à 'colônia de trabalho corretiva' por ter convocado greve


Em parceria com a a Confederação Sindical Internacional, (CSI) que representa 180 milhões de trabalhadores em 162 países e territórios e tem 333 sindicatos nacionais afiliados e IndustriALL, o sindicato global que representa 50 milhões de trabalhadores em 140 países nos setores de energia, manufatureiro e de mineração.

Recentemente, o governo de Cazaquistão realizou uma grande campanha de repressão sistemática contra sindicatos independentes que atuam no oeste do país.
Autoridades locais e gerentes da empresa de serviços de petróleo ‘OCC’ tentaram acabar com uma manifestação pacífica dos trabalhadores em janeiro. Esta empresa faz parte da KazMunaiGas, a maior empresa estatal de petróleo e gás do país.
A polícia prendeu dois dirigentes, Amin Yeleusinov e Nurbek Kushakbayev na época. Os sindicalistas foram acusados pelo código penal repressivo do país porque eles tinham chamado os trabalhadores pra greve. No início de abril, Kushakbayev foi condenado a dois anos e meio em uma ‘colônia de trabalho corretiva’. O juiz também apoiou a reivindicação da empresa por cerca de US $ 80.000 no valor de danos alegados. Agora a OCC iniciou demissões em massa de trabalhadores que participaram nos protestos.

É absurdo tudo isto e temos que agir!




Sua mensagem será enviada para os seguintes endereços de e-mail:
press@kmg.kz, Astana@kmg.kz, doverie@kmg.kz, DAtchibaev@occ.kz, AMusataiuly@occ.kz, NKalzhan@occ.kz, knprkcampaign@gmail.com