Romênia: Chega de práticas antissindicais no metrô de Bucareste


Em parceria com aFederação Européia dxs Trabalhadorxs em Transportes (ETF) ), que representa mais de 5 milhões de trabalhadorxs de mais de 200 sindicatos de transporte em toda a Europa, e a Federação Européia de Sindicatos de Serviços Públicos (EPSU), que representa 8 milhões de trabalhadorxs do serviço público em toda a Europa.

No início de 2021, a Metrorex, uma empresa estatal que administra o metrô de Bucareste, iniciou uma campanha de práticas antissindicais, anunciou cortes nos salários e demissões, revelando planos para colocar o sistema de metrô em insolvência. A Metrorex e o governo romeno ignoraram completamente os repetidos pedidos do sindicato dxs metroviárixs (USLM) para entrar em diálogo. Ao invés disso, a empresa retaliou com uma série de táticas de intimidação: O líder sindical Ion Radoi recebeu ameaças de morte nas redes sociais.

A empresa processou xs trabalhadorxs do Metrorex que participaram de um protesto espontâneo e a polícia invadiu os escritórios do sindicato. E agora: A Metrorex - contra as leis trabalhistas - recusa-se ilegalmente a cobrar mensalidades de filiação, assim cortando os recursos do sindicato. A empresa exigiu o cancelamento do acordo coletivo no tribunal e ordenou que o sindicato desocupasse seus escritórios. Junte-se a nós para dizer à Metrorex e ao governo romeno que tem que respeitar os direitos trabalhistas fundamentais: negociação coletiva e diálogo social. Diga não as práticas antissindicais no metrô de Bucareste!


Você pode contribuir! Escreva seu nome e endereço de e-mail e clique em ‘Enviar Mensagem’ no final da página.

Nome:
[obrigatório]
Endereço de e-mail:
[obrigatório]
Seu sindicato/entidade:
Seu país
Digite aqui sua mensagem – ou use a mensagem já existente.


Stop spam!
Digite o número 4917 aqui:

Obrigado


Se deseja receber informações sobre as campanhas que apoiamos e ações urgentes, por favor clique aqui:

Yes:
No:







Sua mensagem será enviada para os seguintes endereços de e-mail:
cabinet.pm@gov.ro, drp@gov.ro, pm@gov.ro, cabinet.ministru@mt.ro, contact@metrorex.ro, etfeurope@gmail.com