This campaign is now closed.
Bielorrússia: Chega de violência! Defenda a democracia e os direitos humanos
Em parceria com o BITU, BCDTU, a Confederação Sindical Internacional , a Confederação Sindical Europeia, IndustriALL, e o UITA, o sindicato global de Trabalhadorxs do setor alimentício. |
As eleições presidenciais na Bielorrússia foram realizadas dia 9 de agosto. Mais uma vez foram obviamente falsificadas a favor do governante de longa data Lukashenko. Isto causou uma onda grande de protestos populares.
As forças de segurança responderam com um terror sem precedentes: detenções em massa, espancamentos e tortura de manifestantes.
Uma onda de greves espontâneas varreu todo o país. Xs trabalhadorxs começaram a formar comités de greve para se prepararem para uma greve geral a nível nacional em apoio à mudança democrática. As exigências dos grevistas incluem: reconhecer os resultados das eleições presidenciais como inválidos, liberdade para todxs xs presxs políticxs e manifestantes, impedir a perseguição dxs participantes na greve e cancelar o sistema de contratos de trabalho temporários.
A administração e os serviços de segurança estão a exercer uma pressão tremenda sobre xs grevistas, xs membrxs da comissão de greve e as suas famílias. Muitos estão ameaçadxs de de ser despedidxs. Activistas estão a ser detidxs pelos serviços de segurança.