This campaign is now closed.



Irã: Esta na hora de reconhecer os sindicatos independentes

Em parceria com a IndustriALL, que representa 50 milhões de trabalhadorxs em 140 países nos setores de mineração, energia e manufatura e é uma força de solidariedade global, assumindo a luta por melhores condições de trabalho e direitos sindicais em todo o mundo.

O Irã não permite que sindicatos independentes operem, e xs sindicalistas são frequentemente detidos quando defendem os direitos dxs trabalhadorxs. A LabourStart tem realizado muitas campanhas em defesa dos sindicalistas presxs no Irã.
Apesar disso, xs trabalhadorxs continuam a organizar greves e protestos contra maus empregadores, e às vezes eles/elas ganham. Nos últimos anos, dezenas de milhares de trabalhadorxs contratadxs nos projetos de petróleo e gás do Irã participaram de ondas de greves espontâneas, coordenadas por comitês de greve. Xs trabalhadorxs protestam contra o trabalho perigoso em condições de extremo calor, baixos salários, más condições de vida, ciclos de turnos pouco razoáveis e empresas mediadoras de mão de obra que declaram incorretamente as contribuições à seguridade social, e embolsam a diferença. Estxs trabalhadorxs começaram a ganhar, e o governo está prestando atenção: no mês passado, pela primeira vez, o Departamento do Trabalho se reuniu com um representante dxs trabalhadorxs, da afiliada iraniana da IndustriALL UMMI, para ouvir as reivindicações. Agora é o momento de formalizar um acordo, reconhecendo os sindicatos independentes como representantes legítimos dxs trabalhadorxs e construindo um sistema de relações industriais de acordo com as normas globais e as Convenções da OIT. Apelo ao governo do Irã para que reconheça os sindicatos independentes!




Sua mensagem será enviada para os seguintes endereços de e-mail:
pr@mcls.gov.ir, info@mcls.gov.ir, infopack@irimlsa.ir, info@raisi.org, media@raisi.org, missionofiran@gmail.com