Filipinas: Repressão antissindical contra o sindicato dos professorxs

Em parceria com a Internacional de Educação, uma federação sindical global que representa 32 milhões de trabalhadores e trabalhadoras da educação em 391 organizações em 179 países e territórios em todo o mundo. Internacional de Educação reúne todos os professores e outros profissionais da educação.

A Educação Internacional (EI) convida os/as trabalhadorxs de todo o mundo a condenar a intensificação do assédio e da repressão contra seu afiliado, a Alliance of Concerned Teachers (ACT), nas Filipinas.

Uma coordenadora  provincial da ACT foi presa pela polícia, em mais um ato de repressão contra sindicatos e organizações da sociedade civil no país. As operações de repressão estão em curso e a ACT receia que mais dos seus membros possam ser visados. O sindicato teve de fechar, temporariamente,  um dos sues escritórios para garantir a segurança do seu pessoal, membros e oficiais.

O clima antissindical sob o regime de Duterte fez com que sindicalistas, professorxs e académicxs temessem pelos seus direitos e segurança. Raymond Basilio, Secretário-Geral da ACT, recebeu múltiplas ameaças de morte desde janeiro de 2019. O sindicato dos professorxs é um alvo claro do governo. Os ativistas sindicais são colocados ilegalmente numa lista pela Polícia Nacional Filipina – uma lista de "terroristas". Dois professores da ACT foram recentemente alvejados em sua sala de aula por homens mascarados, na presença de seus alunos.
A EI está profundamente preocupada com os últimos acontecimentos que estão a deteriorar ainda mais a situação dos direitos humanos e sindicais dos trabalhadores nas Filipinas.


Você pode contribuir! Escreva seu nome e endereço de e-mail e clique em ‘Enviar Mensagem’ no final da página.

Nome:
[obrigatório]
Endereço de e-mail:
[obrigatório]
Seu sindicato/entidade:
Seu país
Digite aqui sua mensagem – ou use a mensagem já existente.


Stop spam!
Digite o número 4230 aqui:

Obrigado


Se deseja receber informações sobre as campanhas que apoiamos e ações urgentes, por favor clique aqui:

Yes:
No:







Sua mensagem será enviada para os seguintes endereços de e-mail:
pcc@malacanang.gov.ph, brusselspe@gmail.com, newyork.pm@nypm.org